terça-feira, 7 de junho de 2011

Tendência Verão 2012 – Estilos e Looks


Estilo Navy – clássico do verão, o estilo traz as listas Breton, abotoamento marinheiro, macaquinhos,  cordões náuticos, mas tudo com um novo olhar.

Os fóruns de inspirações, palestras e sites de moda já apontaram alguns caminhos que a moda varejista nacional deve seguir.  Os estudos foram baseados de acordo com  as tendências desfiladas no Hemisfério Norte na temporada do verão 2011, a Spring Collection 2011 que aconteceu entre os meses de setembro e outubro de 2010.
Sabe-se que a moda das grifes do  Fashion Rio e da SPFW sofrem poucas influências das passarelas  internacionais já que a proposta dos designers é a aprentação de uma moda autoral, no entanto alguns optam por intercalar algumas tendências vistas nas passarelas internacionais, até mesmo por questões comerciais.
Já a indústria varejista do Hemisfério Sul é bastante influenciada pela moda européia e americana, tendo em vista que as pesquisas das indústrias têxteis e de grande parte dosdesigners que trabalham para as confecções nacionais são feitas nas grandes capitais da moda: Nova Iorque, Londres, Paris e Milão.
Muitas tendências acabam passando por adaptações, afinal cada país abriga consumidores de diferentes perfis, fato que vem se tornando insignificante na medida em que a internet, TV e outros meios de comunicação oferecem maiores conhecimentos sobre moda.
Em relação ao estilo de vestir, os designers oferecem muitas possibilidades, sendo mix de estilo a mais moderna das produções de moda tanto feminina quanto masculina.
Spring Collection 2011 trouxe algumas categorias de estilo como o minimalista, andrógino, esportivo, camponês ou bucólico, influência oriental, navy (marinheiro) e retrô 70’s.



Minimalismo




Além das cores neutras, o novo minimalismo traz cores fortes, pequenas sobreposições, listras e estampas.  A proposta é um maximizar o mínimo sem sobrecarregá-lo.





Androginia



Mix entre o masculino (andro) e o feminino (gyne). Uma pessoa andrógina identifica-se e define-se como tendo níveis variáveis de sentimentos e traços comportamentais   masculinos ou femininos. A androginia fashion feminina é composta pelas camisas, terninhos e calçados de cunho masculino.



Esportivo





Roupas com referências esportivas tais como, regatas, leggings, anoraks, mini blusas, listras, amarrações de cadarços  entre outras.





Seventies ( Anos 70)


O tema de maior aposta para o verão 2011/2012. A viagem aos anos 70 traz muitas influências que vão das roupas e calçados até os penteados e maquiagens: vestidos longos, lurex, look natural, tons neutros (caqui e chino), calça boca-de-sino, estilo safári e terninhos (influências de Yves Saint Laurent), tamancos de madeira, franjas, etc.

Influência Oriental





Uma viagem através da cultura oriental, passando pelo oriente médio: túnicas, turbantes, calças harém, vestidos chineses ou  Qipao (pronuncie tchipau), quimonos entre outros.

Bucolismo




Simplicidade chic em forma de vestidos camponeses, macacões com alças cruzadas, bloomers, babados, longuetes, calças curtas, micro vestidos e lenços de cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário